Macau recebe em Julho festival cultural China-Países de Língua Portuguesa

A primeira edição do “Encontro em Macau – Festival de Artes e Cultura entre a China e os Países de Língua Portuguesa”, que engloba um festival de cinema e um espectáculo colectivo, vai realizar-se em Julho.

Segundo o organizador, o Instituto Cultural (IC) de Macau, o Festival de Cinema entre a China e os Países de Língua Portuguesa vai decorrer entre 30 de Junho e 13 de Julho, com 24 filmes em 23 sessões e ainda seminários pós-projecção e palestras.

O IC revelou na quinta-feira num comunicado que o festival vai arrancar com o mais recente filme do realizador chinês Xin Yukun e terminar com a primeira longa-metragem e o primeiro documentário curto do grande cineasta português, Manoel de Oliveira.

O programa do festival inclui ainda três filmes contemporâneos da China, nove filmes recentes filmados em Países de Língua Portuguesa como Portugal, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Guiné-Bissau, bem como nove filmes em chinês e português filmados em Macau entre 1923 e 2015.

O Serão de Espectáculos entre a China e os Países de Língua Portuguesa terá lugar a 6 de Julho, apresentando o Grupo de Artes Performativas de Gansu, além de grupos e profissionais das artes performativas dos oito Países de Língua Portuguesa.