Economia da China cresce 6,9 por cento no segundo trimestre

A economia chinesa cresceu 6,9 por cento no segundo trimestre de 2017, mantendo-se acima da meta estabelecida pelo Governo Central, de acordo com dados do Gabinete Nacional de Estatísticas da China.

Após ter registado os mesmos 6,9 por cento de crescimento nos primeiros três meses do ano, o Produto Interno Bruto (PIB) chinês aparenta estar a reentrar num período de aceleração em termos anuais, o que não acontecia desde 2010. O crescimento no ano passado foi de 6,7 por cento e, em Março, Pequim aprovou uma meta de crescimento de “cerca de 6,5 por cento” para 2017.

Tendo em conta o forte crescimento na primeira metade do ano, vários economistas previam que o crescimento da economia chinesa abrandasse acentuadamente, com o Governo chinês a enrijecer as políticas monetárias e o mercado imobiliário a perder força. Mas o abrandamento da economia acabou por ser mais suave do que o esperado, de acordo com o diário económico-financeiro Financial Times.

Os preços da habitação na China continuaram a aumentar este ano, o que levou a um maior investimento em novas construções, enquanto o comércio externo também proporcionou um impulso para o crescimento até agora registado.