Cooperação China-Moçambique com potencial “sem precedentes”, diz Embaixador

Há “oportunidades de desenvolvimento sem precedentes” para a amizade e cooperação pragmática entre a China e Moçambique, defendeu Su Jian, Embaixador chinês no país africano, numa entrevista à Xinhua.

Citado pela agência noticiosa estatal chinesa, o diplomata disse que a confiança mútua entre os dois países tem crescido através de visitas regulares de alto nível, após a assinatura de uma parceria estratégica em 2016.

A China tornou-se na principal fonte de investimento estrangeiro e o maior parceiro comercial de Moçambique, assim como o principal financiador e construtor de grandes projectos de infra-estrutura, acrescentou Su Jian.

O intercâmbio cultural e de pessoas entre a China e Moçambique tem-se também expandido a novas áreas, nomeadamente à educação, saúde, juventude, ‘think-tanks’ e meios de comunicação social, sublinhou o Embaixador.

A cooperação entre os dois países é complementar, defendeu o diplomata, tendo em conta a avançada capacidade industrial da China e as vantagens geográficas e abundantes recursos naturais de Moçambique.