Brasil e China querem expandir relação bilateral

O Presidente brasileiro Jair Bolsonaro encontrou-se na semana passada com Wang Yi, Ministro chinês dos Negócios Estrangeiros e Conselheiro de Estado, em visita ao Brasil. O encontro visou elevar os laços bilaterais entre os dois países.

De acordo com a agência noticiosa estatal chinesa Xinhua, Jair Bolsonaro disse na reunião que o Brasil presta grande importância ao papel da China como grande potência e que pretende ser um bom amigo da China.

O Presidente brasileiro afirmou ainda, citado pela Xinhua, que o país está disposto a expandir a cooperação com a China, na esperança que o intercâmbio ao mais alto nível possa produzir benefícios mútuos para ambos os países.

Jair Bolsonaro deverá visitar a China em Outubro, enquanto o Presidente chinês Xi Jinping irá viajar em Novembro para o Brasil, para participar numa cimeira do bloco BRICS, que inclui o Brasil, a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul.

No ano em que se comemora o 45.º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas sino-brasileiras, a China gostaria de tornar os laços com o Brasil num bom exemplo para a cooperação com a América Latina, e de colaboração entre mercados emergentes, disse Wang Yi.

O diplomata acrescentou que os dois estados devem reforçar a cooperação não apenas em áreas tradicionais como a agricultura, petróleo e gás natural e construção de infra-estruturas, mas também nos campos da inovação tecnológica e economia digital.