Marca portuguesa cresce no futebol chinês

A nova temporada de 2018 da Super Liga do futebol chinês vai pela primeira vez ter três equipas lideradas por treinadores portugueses, com o vice-campeão Shanghai SIPG a anunciar a contratação de Vítor Pereira.

O antigo treinador dos gigantes europeus Olympiakos e Fenerbahce vai substituir um outro português, André Villas-Boas, que saiu após ter falhado a conquista de qualquer troféu esta temporada.

Entretanto, Paulo Sousa, ex-treinador da Fiorentina, vai tomar conta do Tianjin Quanjian, que terminou o campeonato em terceiro, enquanto o antigo seleccionador português, Paulo Bento, foi nomeado como treinador do Chongqing Lifan.

O jornal português Diário de Notícias avança ainda que há dezenas de outros portugueses a trabalhar nas divisões secundárias, academias e escalões de formação da China.

A ligação a Portugal está também a ajudar a selecção chinesa, sendo que cinco jogadores sub-23 chamados à equipa para o Campeonato da Ásia Oriental, que terminou esta semana, passaram anos nas camadas jovens de clubes portugueses.