Grupo chinês cria fundo para promover investimento China-Brasil

O grupo China Huayang Economic and Trade criou – em parceria com o Governo chinês – um fundo, com uma dotação de US$3 mil milhões, para apoiar investimentos no Brasil ou empresas brasileiras interessadas em entrar no mercado chinês.

Segundo o jornal brasileiro Valor Econômico, o presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC), Fabio Hu, que representa o fundo sediado em Hong Kong, espera fechar os primeiros contratos ainda este ano.

O empresário mencionou os sectores das infra-estruturas e logística, construção e agricultura como algumas das áreas prioritárias.

O presidente da CCDIBC acrescentou que o fundo vai dar prioridade a projectos envolvendo investimentos acima de US$100 milhões e poderá dar financiamento até 85 por cento do valor total de cada projecto.

Fabio Hu revelou ainda que o fundo deverá cobrar juros a partir de 4 por cento, muito abaixo das taxas de mercado no Brasil.

O responsável disse acreditar que o fundo ajudará os investidores a evitar os demorados processos dos bancos e outros fundos já existentes de aprovação de empréstimos.