China pretende alargar áreas de cooperação com Portugal: Embaixador

A China está interessada em aprofundar a cooperação entre empresas portuguesas e investidores chineses nas áreas da capacidade produtiva, colaboração marítima, empreendedorismo, medicina tradicional chinesa, turismo e educação, afirmou o Embaixador da China em Portugal, Cai Run.

Cai Run reuniu-se esta semana, em Portugal, com o Secretário para a Economia e Finanças de Macau, Leong Vai Tac, que visitou o país europeu para promover a cooperação ao nível do empreendedorismo entre Portugal e Macau.

Citado num comunicado emitido pelo Governo de Macau, Cai Run sublinhou que Portugal oferece “uma atitude mais aberta” ao investimento estrangeiro em comparação com outros países europeus, o que tem permitido atrair vários investimentos chineses, nomeadamente nas áreas da energia, saúde, seguros e banca.

O Embaixador chinês lembrou ainda que os dois países ficarão ligados por voos directos a partir do próximo ano, o que contribuirá para o reforço dos laços bilaterais. Cai Run salientou também a importância de Macau no desenvolvimento das relações sino-portuguesas.