China e Portugal assinam acordos de cooperação

A China e Portugal assinaram em Pequim, na segunda-feira, uma série de acordos para reforçar os laços bilaterais, incluindo um acordo-quadro quanto à cooperação em outros mercados, avançou o China Daily.

Segundo o jornal estatal chinês, os acordos foram assinados após um encontro entre o Presidente chinês Xi Jinping e o seu homólogo português Marcelo Rebelo de Sousa.

De acordo com a agência noticiosa estatal chinesa Xinhua, Xi Jinping disse na reunião que a China e Portugal devem reforçar a cooperação abrangente e desenvolver uma vasta parceria estratégica de alto nível, com uma visão alargada e forte vitalidade.

O líder chinês referiu ainda que a China vê Portugal como um importante parceiro na construção conjunta da iniciativa chinesa Uma Faixa, Uma Rota, e que os dois lados devem apostar na cooperação em áreas como o comércio, investimento, energia, infra-estruturas e veículos eléctricos.

A China está também disposta a trabalhar com Portugal para obter mais sucessos na cooperação entre a China e os Países de Língua Portuguesa, disse Xi Jinping.

Segundo a Xinhua, Marcelo Rebelo de Sousa disse que Portugal gostaria de reforçar os laços com a China nas áreas da economia, comércio, investimento, tecnologia e cultura, além de expandir a cooperação em outros mercados.

O Presidente português está a efectuar uma visita oficial de seis dias à China, que inclui paragens em Pequim, Xangai e Macau.