China quer reforçar cooperação com Moçambique no âmbito da “Uma Faixa, Uma Rota”

China e Moçambique devem empenhar-se em aperfeiçoar a qualidade e eficiência da cooperação no âmbito da iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota”, defendeu o Presidente chinês Xi Jinping na quarta-feira, segundo a agência noticiosa estatal chinesa Xinhua.

O líder chinês falava durante uma reunião com o Presidente moçambicano Filipe Nyusi, que está na China para uma visita de seis dias que inclui a presença no segundo Fórum de Cooperação Internacional Uma Faixa, Uma Rota, entre hoje e sábado, 27 de Abril.

Xi Jinping disse ainda que os dois lados devem intensificar o intercâmbio de pessoas e a cooperação cultural, para que a tradicional amizade entre os dois países possa ter continuidade nas novas gerações, referiu a Xinhua.

Filipe Nyusi disse que Moçambique gostaria de reforçar a cooperação com a China num grande número de áreas e trocar experiências de governança. Moçambique quer ainda desempenhar um papel activo na construção conjunta de “Uma Faixa, Uma Rota” em África, disse o presidente moçambicano.

Após a reunião, os dois líderes testemunharam a assinatura de vários acordos de cooperação bilateral, incluindo um sobre a cooperação no âmbito da iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota”.

Segundo a Xinhua, Filipe Nyusi encontrou-se também na quarta-feira com Li Zhanshu, Presidente do Comité Permanente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês.

O líder do parlamento chinês disse que os dois países devem reforçar a cooperação de benefício mútuo em áreas como a agricultura, energia, recursos e infra-estruturas.