Angolana Sonangol e chinesa Sinochem firmam acordo petrolífero a dez anos

Angola prepara-se para alargar as vendas de petróleo a longo prazo à China através de uma acordo – válido por dez anos – entre empresas estatais dos dois países, de acordo com a agência de notícias Reuters.

A empresa estatal angolana do sector energético Sonangol selou recentemente um acordo para fornecer petróleo ao conglomerado chinês Sinochem Group, segundo um comunicado deste último. A Sinochem não avançou detalhes sobre o valor do negócio ou o volume envolvido no acordo, mas a Reuters noticiou que a Sonangol iria fornecer cinco carregamentos de petróleo por mês à Sinochem.

Antes da celebração deste acordo, a Sonangol – que tem também um acordo de fornecimento a longo prazo de petróleo com outra empresa estatal chinesa, a Unipec – fornecia, no total, menos de 15 carregamentos de petróleo por mês aos seus clientes de longo prazo, acrescentou a Reuters. Actualmente, metade dos 1,7 milhões de barris diários de crude exportados por Angola têm a China como destino.

O Ministro das Finanças de Angola, Armando Manuel, e o Presidente do China Development Bank, Zhen Zhijie, marcaram presença na cerimónia de assinatura do acordo entre a Sonangol e a Sinochem.

Segundo a Reuters, no ano passado, a China aceitou emprestar à Sonangol US$2 mil milhões para projectos relacionados com petróleo e gás.