PIB da China deve crescer 6,5 por cento em 2016: Estudo

O crescimento económico da China deverá abrandar para 6,5 por cento em 2016, de acordo com a previsão do Centro de Informação do Estado, que está sob a alçada da Comissão Nacional para o Desenvolvimento e Reforma.

Num artigo publicado na segunda-feira no China Securities Journal – uma publicação oficial chinesa –, o centro prevê ainda que a inflação aumente 1,5 por cento no próximo ano. Já o índice de preços no produtor deverá cair 3,5 por cento, segundo aquele organismo.

Para o Centro de Informação do Estado, um ritmo de crescimento económico moderado a elevado é ainda possível, desde que o país acelere a reestruturação da economia. No entanto, a mesma entidade avisa que as incertezas e as pressões negativas sobre a economia deverão permanecer elevadas no próximo ano.

O Centro de Informação do Estado referiu ainda que as exportações chinesas deverão crescer 1,5 por cento no próximo ano e as importações deverão subir 2 por cento. O artigo aponta também para um crescimento de 10,5 por cento no sector do comércio a retalho.

Nos primeiros nove meses do ano, a China registou um crescimento económico de 6,9 por cento em termos anuais, caminhando assim para o que poderá ser o ritmo anual de expansão mais lento da economia chinesa no espaço de 25 anos.