Portugal quer aumentar exportações para a China, diz Ministro

Portugal quer “fazer crescer as exportações para a China”, aumentando assim a “penetração das mercadorias e serviços” portugueses naquele mercado, bem como fomentar o turismo chinês em solo luso, disse o Ministro da Economia de Portugal, Pedro Siza Vieira.

O governante falava na segunda-feira durante a conferência “Portugal-China, uma relação com futuro”, realizada em Lisboa na véspera da visita oficial do Presidente chinês, Xi Jinping, a Portugal, referiu a Lusa.

Segundo a agência noticiosa portuguesa, Siza Vieira sublinhou que “a ambição que ambos os países colocam nesta visita é significativa”.

O investimento chinês em Portugal tem passado por “significativas aquisições de empresas e de activos”, mas o Ministro disse que Portugal gostaria que esse investimento passasse da “aquisição de activos para um investimento produtivo” em sectores como a produção automóvel e a mobilidade eléctrica.

O governante lembrou ainda que a relação entre Portugal e China “se foi consolidando nos últimos anos” e que o país asiático é “um parceiro comercial muito significativo”.

Já o Embaixador da China em Portugal, Cai Run, garantiu durante o seminário que a passagem de Xi Jinping pelo país europeu “será uma visita de sucesso e com resultados frutuosos”.