Armador chinês completa primeira expedição em águas moçambicanas

O armador chinês Yu Yi Industry Co. anunciou na semana passada o regresso ao porto de Shenzhen, no sul do país, de uma frota que foi pela primeira vez pescar nas águas de Moçambique, avançou o portal Seafood Source.

O regresso à China de seis navios da Yu Yi com um total de 359 toneladas de marisco e peixe a bordo foi assinalado com uma cerimónia em que estiveram presentes executivos da empresa e dirigentes do Partido Comunista Chinês.

“Vamos renovar as nossas empresas industriais locais através da expansão para novos sectores emergentes como a pesca em águas longínquas”, disse um dirigente do Partido Comunista de Shenzhen durante a cerimónia.

Segundo o Seafood Source, o Presidente do Yu Yi, Zhang Zhiming, disse que a atenção das frotas pesqueiras da China deve concentrar-se no estrangeiro, uma vez que as capturas em águas domésticas têm caído nos anos mais recentes.

O Yu Yi assinou recentemente um acordo com Moçambique para pescar nas águas do país africano durante os próximos cinco anos, refere a notícia.