Timor-Leste elogia formação profissional chinesa

Isabel da Costa Ferreira, esposa do Primeiro-Ministro de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, enviou uma carta ao Politécnico de Ningbo a elogiar a qualidade da formação profissional prestada pela instituição, avançou o China Ningbo.

O portal noticioso oficial do Governo do Município de Ningbo referiu que 45 estudantes timorenses regressaram recentemente ao arquipélago após completarem um programa de formação profissional em Ningbo, na província de Zhejiang.

Os 45 estudantes integraram um curso de um ano, entre Dezembro de 2017 e Dezembro de 2018, no Politécnico de Ningbo, onde 21 se dedicaram à manutenção mecânica e eléctrica e 24 aos serviços turísticos.

Este foi o primeiro programa de formação profissional de um ano pensado pela China para estudantes estrangeiros, tendo sido lançado pelo Ministério chinês do Comércio, com o apoio do Politécnico de Ningbo.

A notícia sublinha ainda que foi também a primeira vez que o Governo de Timor-Leste enviou um número significativo de estudantes para receber formação na China.