Uma Faixa, Uma Rota aumenta potencial para cooperação China-Portugal, diz embaixador

Há grande potencial para cooperação entre a China e Portugal, sobretudo no âmbito da iniciativa chinesa Uma Faixa, Uma Rota, disse o Embaixador chinês em Lisboa, Cai Run, citado pela agência noticiosa estatal chinesa Xinhua.

Numa entrevista a meios de comunicação chineses para assinalar os 40 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países, o diplomata sublinhou que Portugal é um de 140 estados e organizações internacionais a assinar acordos de cooperação no âmbito da iniciativa lançada em 2013.

A cooperação sino-portuguesa através da iniciativa Uma Faixa, Uma Rota tem uma vantagem natural, defendeu Cai Run, uma vez que o país europeu é virado para o mar e uma importante plataforma de ligação entre as rotas terrestre e marítima da seda.

Portugal é um importante parceiro da China e também um dos membros fundadores do Banco Asiático de Investimento em Infra-estrutura, outra iniciativa chinesa, lembrou o Embaixador.

Os dois países têm desenvolvido ao longo dos anos cooperação pragmática nas áreas da economia, comércio, investimento, energia, ciência e tecnologia, oceanos, finanças, educação, cultura e turismo, acrescentou Cai Run.