Instituições de Macau reúnem para discutir promoção de talentos bilingues

O “Grupo de Trabalho sobre a Formação dos Quadros Bilingues Qualificados nas Línguas Chinesa e Portuguesa”, constituído por representantes de seis instituições de ensino superior de Macau, reuniu-se recentemente para analisar os progressos no sector, anunciou o Gabinete de Apoio ao Ensino Superior (GAES) de Macau.

De acordo com o comunicado, o GAES desenvolveu um plano de acção destinado à promoção de quadros bilingues em português e chinês, uma medida que abrange a criação de um laboratório da língua portuguesa, formação para professores e desenvolvimento de materiais de ensino da língua portuguesa.

A reunião do grupo de trabalho permitiu aos representantes de cada instituição de ensino superior trocarem ideias sobre esta matéria, tendo servido como plataforma para o intercâmbio e a cooperação, segundo o comunicado. Esta poderá ser também uma forma de aumentar o potencial dos recursos existentes, lê-se na mesma nota.

De acordo com o GAES, no ano passado, 200 estudantes completaram cursos de ensino superior relacionados com a língua portuguesa. No ano lectivo de 2016/2017, estão inscritos 755 alunos em cursos ligados à língua portuguesa nas instituições de ensino superior de Macau.