Moçambique inaugurou a maior ponte suspensa de África

O Presidente moçambicano Filipe Nyusi inaugurou no sábado a maior ponte suspensa de África, com uma extensão de 680 metros, que liga a capital Maputo a Katembe, do outro lado da baía de Maputo, diz a Deutsche Welle.

A agência noticiosa alemã refere que o projecto, que inclui duas rampas de ligação com mais de dois quilómetros, foi construído pela empresa estatal chinesa China Road and Bridge Corporation e custou cerca de US$720 milhões.

Segundo um comunicado do Governo de Moçambique, Filipe Nyusi disse que a ponte vai promover o turismo e concretiza um sonho tanto do antigo Presidente moçambicano Samora Machel como da Organização de Unidade Africana.

“Com a inauguração da ponte é possível viajar, por via rodoviária, de forma segura, desde a província do Cabo, na África do Sul, até ao norte de África, atravessando toda a extensão do nosso país”, sublinhou o governante.

De acordo com o jornal moçambicano O País, Filipe Nyusi agradeceu também o apoio do Governo da China na construção da Ponte Maputo–Katembe.