Acordo viabiliza voos entre Brasil e China, via Portugal

A companhia aérea brasileira Azul Linhas Aéreas e a transportadora chinesa Hainan Airlines assinaram na semana passada um acordo de cooperação para a implantação de rotas entre o Brasil e a China.

Os voos serão entre Pequim e a cidade brasileira de Fortaleza, no Estado do Ceará, com escala em Lisboa, capital de Portugal, de acordo com meios de comunicação brasileiros.

A informação foi divulgada pelo próprio Governo do Estado do Ceará. O acordo foi assinado durante a recente missão comercial do Governador do Ceará, Camilo Santana, na China.

De realçar que o fundador da Azul Linhas Aéreas é David Neeleman, um dos sócios do consórcio que recebeu aprovação para adquirir 61 por cento do capital da transportadora aérea portuguesa TAP.

A companhia aérea portuguesa tem, desde 2010, um acordo com a Air China para a exploração de serviços regulares nas rotas Porto-Pequim, Lisboa-Pequim e Lisboa-Xangai. No âmbito deste acordo, a TAP transporta os passageiros com destino à China até Frankfurt, Madrid, Roma ou Milão, e a Air China assegura o resto da viagem.

Segundo o jornal brasileiro O Povo, que cita o Governador Camilo Santana, a Hainan Airlines mostrou-se também bastante interessada nas concessões dos aeroportos de Fortaleza e Salvador.