Novo Banco conclui venda do BESI à chinesa Haitong

O Novo Banco, de Portugal, concluiu na segunda-feira o processo de venda do Banco Espírito Santo Investimento (BESI) ao grupo Haitong, pelo valor de 379 milhões de euros (US$423 milhões). A empresa chinesa afirmou que a aquisição irá permitir acelerar a respectiva expansão internacional do grupo.

De acordo com um comunicado enviado à Comissão de Mercados e Valores Mobiliários (CMVM) de Portugal, o Novo Banco informou que, “na sequência da verificação de todas as condições necessárias para a concretização da operação”, concluiu a venda da totalidade do capital social do BESI à Haitong International Holdings, uma sociedade com sede em Hong Kong e detida pela Haitong Securities.

“A aquisição irá providenciar à Haitong Securities uma plataforma para desenvolver os seus planos de expansão internacional, tanto nos mercados desenvolvidos da Europa como em mercados emergentes da América Latina, Europa do leste e Índia,” afirmou o grupo chinês em comunicado.

O BESI passará a designar-se Haitong Bank SA.

O Novo Banco é o sucessor do Banco Espírito Santo, que quase entrou em colapso no ano passado, tendo sido alvo de um resgate financeiro de 4,9 mil milhões de euros por parte do Governo português.