Pesca de atum em Moçambique atrai investidores chineses

Empresários chineses estão interessados em investir na pesca de atum na província de Nampula, no norte de Moçambique, noticia o jornal local Notícias. A pesca deverá ser efectuada na zona económica exclusiva da costa do distrito de Angoche.

Segundo o jornal, a empresa Yinuo Pescas Lda encomendou a um fabricante chinês um total de nove embarcações, que deverão ser entregues antes do final do ano. A Yinuo Pescas é uma empresa moçambicana detida por investidores chineses.

O Delegado provincial da Administração Nacional de Pescas em Nampula, Momade Juízo, adiantou ao Notícias que as embarcações terão equipamento para a captura em cerco do atum.

O mesmo responsável adiantou que a frota de embarcações da empresa chinesa estará baseada na cidade de Angoche, onde a Yinuo Pescas já conta com outras quatro unidades construídas localmente, licenciadas para a pesca semi-industrial.

Momade Juízo referiu ainda que a população local deverá beneficiar de mais oportunidades de emprego, fruto do estabelecimento das embarcações de pesca de atum no porto local.