China espera reforçar cooperação parlamentar com Angola

A China espera vir a reforçar a cooperação com Angola a nível parlamentar, afirmou na quarta-feira Gao Kexiang, Embaixador da China naquele país africano.

Citado pela agência angolana de notícias Angop, o diplomata – que está prestes a terminar a sua missão em Angola – sublinhou que o Parlamento angolano está a ter um papel muito activo no desenvolvimento do país. A China está interessada em alargar a cooperação a nível parlamentar dado que ambos os Parlamentos dispõem de uma vasta experiência, salientou.

“O grande desejo do povo angolano de trabalhar para o desenvolvimento do seu país, assim como a consolidação da amizade entre Angola e a República Popular da China, foram assuntos que marcaram a minha missão neste país africano”, referiu ainda Gao Kexiang, em declarações aos jornalistas.

O Embaixador falou à imprensa em Luanda, a capital angolana, depois de uma reunião com o Presidente da Assembleia Nacional de Angola, Fernando Dias dos Santos.

O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, visitou a China em Junho, altura em que os dois países assinaram uma série de acordos de cooperação. Instando a comentar, Gao Kexiang afirmou que “as boas relações económicas entre Angola e a China não agradaram a muitos países”.