Angola assina dois acordos com instituições financeiras chinesas

O Governo angolano assinou na sexta-feira, na capital chinesa, Pequim, dois acordos de financiamento com instituições financeiras chinesas para projectos nas áreas das minas e recursos hídricos, de acordo com a agência angolana de notícias Angop.

O Governo angolano selou com o Export-Import Bank of China (China EXIM Bank) um acordo de financiamento relativo ao Plano Nacional de Geologia de Angola, avaliado em US$76,8 milhões, segundo a agência noticiosa.

O outro acordo foi assinado com o Banco de Desenvolvimento da China, e é relativo à construção de um centro de formação e ao fornecimento e instalação de uma base de dados, ambos os projectos sob a alçada do Ministério da Energia e Águas de Angola, referiu a Angop. Trata-se de um projecto avaliado em US$41,5 milhões, segundo a mesma notícia.

O ministro angolano das Finanças, Archer Mangueira, liderou uma delegação de visita a Pequim na semana passada, que incluiu dirigentes de cinco departamentos governamentais angolanos e do Banco de Desenvolvimento de Angola. A missão reuniu-se com dirigentes de diversas instituições financeiras chinesas para negociar formas de financiamento para o sector privado e rever projectos abrangidos pela linha de crédito disponibilizada pela China a Angola.