China e Brasil querem crescimento de qualidade nas trocas comerciais

A China e o Brasil devem reforçar o intercâmbio e cooperação bilaterais para promover a liberalização e facilitação do comércio, de forma a estimular um crescimento de qualidade das trocas comerciais, disse o Presidente chinês.

Xi Jinping falava na quinta-feira durante uma reunião com o seu homólogo brasileiro Michel Temer, à margem da 10.ª Cimeira dos Países BRICS na África do Sul, diz a agência noticiosa estatal chinesa Xinhua.

“A China e o Brasil (…) devem reforçar a solidariedade e coordenação e procurar o desenvolvimento comum no contexto actual, de forma a gerar energia positiva nas duas regiões e contribuir para a estabilidade e prosperidade do mundo”, disse Xi Jinping.

O Presidente chinês acrescentou que o país está “pronto para unir esforços com o Brasil para promover a cooperação China-América Latina e elevar a cooperação económica e comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa a um nível mais elevado”.

Já Michel Temer disse que o Brasil presta grande atenção à iniciativa chinesa “Uma Faixa, Uma Rota” e que o país sul-americano está disponível para reforçar a cooperação com a China nas áreas do comércio, investimento, infra-estruturas e energia.