Economia chinesa cresce 6,8% na primeira metade de 2018

O Produto Interno Bruto (PIB) chinês cresceu 6,8 por cento na primeira metade deste ano, após ter aumentado 6,7 por cento no segundo trimestre, avançou na segunda-feira o Gabinete Nacional de Estatísticas da China.

A agência noticiosa estatal chinesa Xinhua sublinhou que há 12 trimestres consecutivos que o crescimento económico da China se fixa entre os 6,7 por cento e os 6,9 por cento.

Mao Shengyong, Porta-Voz do Gabinete Nacional de Estatísticas, disse que a economia chinesa cresceu de forma saudável nos primeiros seis meses deste ano, “um bom início” para o plano do governo de alcançar um desenvolvimento com elevada qualidade e uma maior eficiência.

Os dados revelam que o sector dos serviços cresceu 7,6 por cento na primeira metade de 2018, bem mais rápido do que os aumentos de 6,1 por cento e 3,2 por cento registados, respectivamente, na indústria e agricultura.

O crescimento do PIB chinês na primeira metade deste ano é superior à meta estabelecida pelo Governo Central para 2018, na ordem dos 6,5 por cento, acrescentou a Xinhua.