Exportações de soja brasileira para a China atingem novo recorde em Maio

O Brasil exportou 9,76 milhões de toneladas de soja para a China em Maio, um novo recorde mensal, ultrapassando o anterior registo em mais de 1,4 milhões de toneladas, segundo dados alfandegários brasileiros, citados pela agência noticiosa AgriCensus.

No mês passado, o volume total de soja exportada pelo Brasil fixou-se em 12,35 milhões de toneladas, sendo que quase 80 por cento foi vendida à China.

A AgriCensus diz que o aumento surge numa altura em que o Brasil regista uma colheita recorde que, segundo analistas, pode chegar aos 119 milhões de toneladas este ano.

A Reuters diz que as importações de soja da China em Maio atingiram o nível mais elevado desde Julho de 2017. Yang Liqin, analista da COFCO Futures, afirmou que o valor “está de acordo com as nossas expectativas. Maio é sempre melhor que Abril, porque em Maio vemos grandes remessas do Brasil”.

A AgriCensus acrescentou, citando dados do National Grain and Oil Information Centre da China, que os stocks chineses de soja atingiram um recorde de 8,18 milhões de toneladas na semana passada. Isto porque as empresas estão a criar reservas para lidar com o potencial impacto nas importações de soja do actual diferendo comercial entre a China e os Estados Unidos.