Economia moçambicana é a que mais deve crescer entre países lusófonos em África

Moçambique deve apresentar, em 2015, o crescimento económico mais rápido entre os países africanos de língua portuguesa, de acordo com um novo relatório, publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE),o Banco Africano para o Desenvolvimento e o Programa para o Desenvolvimento das Nações Unidas.

O documento, publicado na segunda-feira, estima que o produto interno bruto (PIB) de Moçambique registe um aumento de 7,5 por cento este ano, após um crescimento de 7,6 por cento em 2014. Em 2016, o PIB de Moçambique deve crescer 8,1 por cento, de acordo com o relatório.

Quanto a Angola, é estimado que o seu desempenho económico em 2015 seja penalizado pela quebra nos preços do petróleo nos mercados internacionais – a principal exportação do país – e pelas secas que têm vindo a afectar a agricultura angolana. Desta forma, o relatório prevê um crescimento de 3,8 por cento para a economia angolana este ano, que deve acelerar para 4,2 por cento em 2016.

No que toca à Guiné-Bissau, é estimado que o PIB do país aumente 3,9 por cento este ano, com o crescimento a abrandar para 3,7 por cento no ano seguinte. Quanto às previsões para Cabo Verde, situam-se num crescimento de 3,1 por cento em 2015, subindo para 3,6 por cento em 2016.