Empresa chinesa BYD vai construir monocarril no Brasil

A fabricante de veículos eléctricos BYD assinou esta semana um acordo no valor de 2,5 mil milhões de reais (US$689 milhões) para a construção de um sistema de metro ligeiro na cidade brasileira de Salvador, refere a agência noticiosa financeira Bloomberg.

“Este é um acordo histórico para nós”, sublinhou Stella Li, vice-presidente sénior da BYD. “Há alguns anos que temos investido fora da China e estamos prestes a colher os frutos, com as operações no exterior a começar a ter lucros e mesmo a liderar o crescimento da empresa”, acrescentou.

A notícia sublinha que este negócio representa a maior encomenda vinda do estrangeiro para a aquisição de sistemas de monocarril da BYD. A construção do metro de Salvador vai começar no último trimestre deste ano e deverá estar concluída em 2020, com o metro a entrar em operação no ano seguinte.

Stella Li disse também que a BYD está a negociar mais oito acordos para o fornecimento de sistemas de monocarril nas Américas, sendo que pelo menos dois negócios deverão ser confirmados este ano.