Investimento chinês no Brasil atinge valor mais elevado em sete anos

O investimento chinês no Brasil atingiu US$24,7 mil milhões em 2017, o valor mais elevado dos últimos sete anos, segundo dados divulgados pelo Ministério brasileiro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

De acordo com a agência de notícias financeira Bloomberg, citando os números oficiais, o investimento de empresas chinesas no Brasil entre 2012 e 2016 foi mais do que o dobro das empresas norte-americanas.

“O investimento chinês pode ser fundamental para acelerar a recuperação económica do Brasil”, afirmou Luiz Augusto de Castro Neves, Presidente do presidente do Conselho Empresarial Brasil-China, uma organização sem fins lucrativos que conta com quase 80 empresas brasileiras e chinesas.

De acordo com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, os investimentos chineses confirmados no Brasil totalizaram US$54,1 mil milhões no período 2003-2018, com 46 por cento do total direcionado para o sector da energia, 30 por cento em petróleo e gás, 8 por cento em mineração e 8 por cento nos sectores financeiro e da logística.