Shanghai Electric Power assina acordo para construir central termoeléctrica em Moçambique

A empresa chinesa Shanghai Electric Power (SEP) e a empresa africana Ncondezi Energy selaram um acordo para a construção de uma central termoeléctrica em Moçambique, de acordo com a agência portuguesa de notícias Lusa.

O acordo – assinado na capital moçambicana, Maputo – segue-se a um outro alcançado entre as duas empresas em Janeiro, referiu a agência noticiosa, citando um comunicado conjunto das duas companhias. As duas empresas acordaram que a maioria das acções do que foi designado como a central termoeléctrica de Ncondezi seria transferida para a companhia chinesa, que, por sua vez, investirá US$25,5 milhões no projecto, de acordo com a Lusa.

A nova central de produção de energia eléctrica será construída na província moçambicana de Tete.

“O Projecto Ncondezi irá trazer múltiplos benefícios para o povo moçambicano”, afirmou o Presidente da SEP, Wang Yundan, citado no comunicado.

Michael Haworth, Presidente da Ncondezi Energy, adiantou que a nova central termoeléctrica deverá começar as operações de produção de energia em 2020. O responsável sublinhou ainda que o acordo celebrado com a SEP representa “um marco importante” na história da empresa africana.