Comércio externo da China cresce 9,4% no primeiro trimestre

O comércio externo da China cresceu 9,4 por cento para 6,75 biliões de yuan (US$1,07 biliões) no primeiro trimestre de 2018 em comparação com o mesmo período do ano passado, anunciou na sexta-feira a Administração Geral da Alfândega da China.

Embora as importações tenham crescido 11,4 por cento, mais rápido do que as exportações (7,4 por cento), o país registou ainda assim um excedente comercial de 326,18 mil milhões de yuan, segundo a agência noticiosa estatal chinesa Xinhua.

Numa conferência de imprensa, Huang Songping, porta-voz da Administração Geral da Alfândega, disse que o crescimento do comércio externo no primeiro trimestre deve-se a uma ligeira recuperação da economia mundial e a um aumento da procura interna, graças ao desenvolvimento sólido da economia chinesa.

Apesar das incertezas que pesam sob a economia mundial e do aumento do proteccionismo, o porta-voz espera que o comércio externo da China continue a crescer este ano, com o país a prometer mais medidas para abrir o mercado interno a investimento e bens vindos do estrangeiro.