Presidente de Moçambique encoraja empresa chinesa a trabalhar com comunidades locais

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, encorajou na semana passada a empresa chinesa Anhui Foreign Economic Construction Group (AFECC) a trabalhar com a administração e comunidades locais num projecto de areias pesadas em Chibuto.

Segundo a agência noticiosa moçambicana AIM, o Presidente falou à imprensa durante uma visita ao projecto, que cobre uma área de 10.544 hectares na província de Gaza.

A zona deverá ter reservas de 108 milhões de toneladas de ilmenite, uma fonte de dióxido de titânio, que pode ser usado para a produção de pigmentos brancos para papel, tinta e plásticos, acrescenta a notícia.

“É necessário tomar conta das comunidades e dos trabalhadores, e o Governo está preparado para ajudar em tudo o que seja necessário”, disse Filipe Nyusi, que demonstrou também satisfação com as infra-estruturas que a empresa chinesa está a desenvolver em Chibuto.

A AFECC está a construir uma estação de tratamento de águas, um hotel, um supermercado, uma nova central eléctrica e uma linha de caminho-de-ferro com 70 quilómetros de extensão, num investimento que deverá ultrapassar os mil milhões de dólares norte-americanos.