Ex-Presidente de Cabo Verde prepara visita à China

Pedro Pires, antigo Presidente de Cabo Verde, prepara-se para iniciar no dia 1 de Julho uma visita de 10 dias à China, a fim de reforçar as relações bilaterais entre os dois países, de acordo com a agência portuguesa de notícias Lusa.

A notícia foi avançada por Indira Pires, Directora Executiva do Instituto Pedro Pires para a Liderança (IPP). A responsável referiu que a visita do antigo Presidente — e que incluirá actividades em Pequim e em Macau — tem por objectivo reforçar os laços entre os dois países, bem como promover a cooperação entre instituições públicas e privadas de ambas as nações.

De acordo com a Lusa, o programa da visita de Pedro Pires a Pequim inclui reuniões com dirigentes chineses, emigrantes cabo-verdianos na China e empresários locais. Estão também previstas visitas à Escola Profissional de Agricultura de Pequim e à empresa chinesa de tecnologia Huawei.

Em Macau, a agenda do antigo Presidente de Cabo Verde prevê encontros com dirigentes locais e representantes da comunidade cabo-verdiana no território. Ainda em Macau, Pedro Pires irá proferir uma palestra relacionada com os Países de Língua Portuguesa.

A visita de Pedro Pires à China é promovida e organizada pelo IPP, a Associação de Amizade Cabo Verde-China, a Associação do Povo Chinês e Países Estrangeiros e as embaixadas dos dois países, entre outras entidades.