Visita do Governador da Província de Hunan, Dr. Xu Dazhe, ao Secretariado Permanente do Fórum de Macau

No dia 27 de Abril, uma delegação chefiada pelo Governador da Província de Hunan, Dr. Xu Dazhe, visitou o Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau), realizando um encontro com representantes do Secretariado Permanente sob a liderança da Secretária-Geral, Dra. Xu Yingzhen. Ambas as partes trocaram impressões sobre a possibilidade de criar um canal privilegiado de comunicação que permita estreitar os contactos e o reforço da cooperação entre a Província de Hunan e os Países de Língua Portuguesa aproveitando as vantagens de Macau como plataforma.

O Governador, Dr. Xu Dazhe, fez-se acompanhar durante esta visita a Macau por uma comitiva composta por representantes de vários serviços do Governo Provincial de Hunan, desejando estabelecer um mecanismo de comunicação com o Fórum de Macau no intuito de reforçar os contactos, aproveitando as vantagens oferecidas por Macau como plataforma, e procurando em retorno evidenciar as vantagens regionais de Hunan nos domínios de agricultura, ciência e tecnologia, educação, ecologia e turismo, entre outras. A Província de Hunan deseja intensificar o intercâmbio e a cooperação entre Hunan e os Países de Língua Portuguesa nas vertentes económica, educacional e cultural.

A Secretária-Geral, Dra. Xu Yingzhen, endereçou as boas-vindas à delegação do Governo da Província de Hunan e fez uma breve apresentação sobre o Fórum de Macau, os resultados obtidos na 5.ª Conferência Ministerial do Fórum de Macau e os trabalhos desenvolvidos pelo Secretariado Permanente nas áreas da promoção do comércio e do investimento, da cooperação da capacidade produtiva, da capacitação de recursos humanos e do intercâmbio cultural. A mesma responsável realçou que o Secretariado Permanente mantém uma relação estreita com a Província de Hunan e expressou o desejo de estabelecer uma parceria de cooperação entre as duas partes, aproveitando o mecanismo multilateral do Fórum de Macau e as vantagens de Macau como plataforma entre a China e os Países de Língua Portuguesa, para promover a cooperação entre o Pan-Delta do Rio das Pérolas e o mundo lusófono.

Na parte da tarde do mesmo dia, o Secretariado Permanente do Fórum de Macau celebrou um “Memorando de Entendimento para o Estabelecimento de Parceria em Matéria de Cooperação Económica” com o Departamento do Comércio da Província de Hunan.