China quer reforçar cooperação com Timor-Leste

A China está disposta a reforçar a cooperação com Timor-Leste em várias áreas, afirmou Kong Xuanyou, Ministro-Adjunto dos Negócios Estrangeiros da China.

De acordo com um comunicado do Ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, a mensagem foi transmitida pelo governante durante um encontro com Roberto Soares, Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste, no âmbito da visita de dois dias que Kong Xuanyou fez na semana passada a este país do Sudeste Asiático.

“A China está disposta a trabalhar em conjunto com Timor-Leste para integrar activamente estratégias de desenvolvimento [e] reforçar a cooperação em várias áreas”, como defesa, economia e intercâmbio cultural, afirmou o Ministro-Adjunto dos Negócios Estrangeiros da China.

Kong Xuanyou disse ainda considerar a relação entre a China e Timor-Leste como uma referência no âmbito dos laços entre países de grande e pequena dimensão.

Citado no comunicado, Roberto Soares afirmou que Timor-Leste também está disposto a trabalhar com a China para reforçar a confiança política entre as duas nações e aperfeiçoar o mecanismo de cooperação bilateral.