Economia brasileira deve voltar a crescer em breve: Embaixador

O Embaixador do Brasil na China, Roberto Jaguaribe, afirmou estar confiante de que a economia do seu país voltará ao crescimento em breve, apesar dos desafios que enfrenta, noticiou na semana passada a estação televisiva estatal chinesa CCTV.

O diplomata admitiu que a economia do país sul-americano enfrenta graves problemas. “A inflação é um desafio. É demasiado elevada e temos de a fazer descer”, referiu Roberto Jaguaribe, em declarações à emissora chinesa.

“Mas estamos muito confiantes, tal como no passado, de que vamos ultrapassar esta situação e recuperar o nosso caminho de crescimento sustentável”, declarou o Embaixador.

No ano passado, a economia brasileira registou uma contracção anual de 3,8 por cento. Este mês, o Ministério das Finanças do Brasil disse esperar que o país regresse a um cenário de crescimento económico no último trimestre deste ano.

Roberto Jaguaribe comentou também a recente redução da classificação do crédito do Brasil por parte de agências internacionais de notação financeira. “O Brasil não tem problemas na sua dívida externa… Portanto, a questão está [a ser] um pouco exagerada”, defendeu.