Sector de energia solar do Brasil acolhe empresas chinesas

O sector de energia solar no Brasil tem vindo a acolher a participação de empresas chinesas na indústria, de acordo com a agência oficial chinesa de notícias Xinhua.

Em entrevista à agência noticiosa, o Presidente Executivo da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR), Rodrigo Sauaia, afirmou haver no Brasil uma “tendência clara” para a fixação de empresas asiáticas da área da energia solar, principalmente companhias chinesas.

De acordo com o responsável, as empresas da China têm estado a instalar fábricas no Brasil ou, noutros casos, a estabelecer-se no país a fim de poderem participar nos concursos públicos do sector.

As perspectivas para os próximos anos em relação ao crescimento, no Brasil, do mercado relacionado com os módulos fotovoltaicos são positivas, sublinhou o Presidente Executivo da ABSOLAR.

Rodrigo Sauaia salientou ainda que esta é uma boa altura para empresas estrangeiras investirem no país, devido à desvalorização do real face ao dólar americano (actualmente, cerca de 3,80 reais por dólar americano), de acordo com a Xinhua.