Huawei oferece US$100.000 para construção de escola em Moçambique

A empresa chinesa Huawei Tecnhologies doou US$100.000 ao Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional de Moçambique, a fim de ajudar a terminar a construção de uma escola no país africano, de acordo com a agência oficial chinesa de notícias Xinhua.

O montante será usado na conclusão da construção da Escola Profissional de Muanza, na província moçambicana de Sofala. O projecto insere-se no âmbito do Programa de Reforma da Educação Profissional, segundo o Ministro moçambicano da tutela, Jorge Nhambiu.

Citado pela Xinhua, o governante moçambicano explicou que um dos objectivos do programa é combater o desemprego entre os jovens no país.

Jorge Nhambiu e o Embaixador da China em Moçambique, Su Jian, estiveram presentes na cerimónia pública de oficialização do donativo da empresa chinesa, que decorreu na segunda-feira.

Também citado pela agência de notícias, Su Jian afirmou que o apoio dado pela Huawei Technologies ao projecto revela a solidez das relações de amizade e cooperação entre a China e Moçambique.

O diplomata lembrou ainda que a empresa chinesa tem vindo a prestar apoio a uma série de iniciativas em Moçambique, principalmente nas áreas da educação e da tecnologia.