Encontro empresarial sino-lusófono na Guiné-Bissau vai contar com 150 participantes

A Guiné-Bissau vai acolher esta semana cerca de 150 representantes oficiais e empresários da China e dos Países de Língua Portuguesa, a propósito do “Encontro Empresarial entre a China e os Países de Língua Portuguesa 2016”. O encontro visa discutir questões relacionadas com a cooperação económica e comercial, de acordo com a agência oficial chinesa de notícias Xinhua.

Citado pela agência noticiosa, o coordenador do encontro, Bruno Jauad, disse que a iniciativa tem lugar entre 9 e 11 de Abril, na capital guineense, Bissau.

De acordo com o coordenador, o encontro decorre sob o tema “Plataforma para a Internacionalização Empresarial na África Ocidental”.

“Acredito que este fórum será decisivo na luta contra a pobreza nalguns Países de Língua Portuguesa, em especial na Guiné-Bissau”, afirmou o Embaixador da China na Guiné-Bissau, Wang Hua, citado pela Xinhua.

O portal de notícias online Macauhub adiantou que o encontro vai contar com a presença de delegações provenientes do país anfitrião, de Angola, Brasil, Cabo Verde, China continental, Macau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste.

Ainda segundo o portal noticioso, o evento é organizado pelo Governo da Guiné-Bissau em parceria com o Conselho para a Promoção do Comércio Internacional da China. O Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa também participa no evento.