Central eléctrica construída por empresa chinesa começa a operar em Angola  

A central eléctrica de ciclo combinado do Soyo, na província do Zaire, no extremo Noroeste de Angola, já está a produzir energia a partir de gás natural, anunciou o grupo Sonangol, na sexta-feira, em comunicado de imprensa. A central foi construída pela China Machinery Engineering Corporation (CMEC).

Com duas turbinas em funcionamento, a central do Soyo produz nesta fase 22 megawatts de energia, com recurso à transformação de gás natural, suprindo, para já, a totalidade das necessidades de energia da cidade do Soyo.

Operada pela Luxerviza, empresa do grupo Sonangol vocacionada para a gestão das operações de centrais de gás natural, a nova central eléctrica irá entrar nos próximos meses numa segunda fase, em que será integrada na rede nacional, passando a fornecer energia também a Luanda e a outras regiões do país.

Além da central com capacidade de produção instalada de 750 megawatts, a obra a cargo da CMEC – orçada em mil milhões de dólares – inclui a construção de uma linha de transmissão de energia eléctrica até à capital, ao longo de mais de 400 quilómetros.