Nova rota pode reforçar exportações brasileiras de pasta de madeira para a China

O armador chinês COSCO Shipping Corp Ltd. e o operador do porto de Qingdao organizaram, na semana passada, a cerimónia que marcou a primeira viagem da rota de mercadorias “Qingdao-Brasil Pasta de Madeira+Contentores”.

O COSCO Shipping Hui Huang, um navio com capacidade para 62 mil toneladas, descarregou 20 mil toneladas de pasta de madeira importada e seguiu viagem com quase 500 contentores a bordo.

A nova rota vai encurtar o tempo que demora a transportar mercadoria entre os dois países avançou o Chinapaper.net. Esta rota deverá também contribuir para aumentar as exportações brasileiras de pasta de madeira e aliviar a escassez de contentores, acrescentou o portal noticioso chinês.

Segundo o Chinapaper.net, o porto de Qingdao, na província de Shandong, no leste da China, recebeu mais de 600 mil toneladas de pasta de madeira este ano, um aumento de 20 por cento em comparação com 2020.

A China tornou-se este ano o principal destino para as exportações brasileiras de pasta de madeira, avançou o Chinapaper.net, no início do mês.