Novo Embaixador chinês no Brasil reúne com futuro Vice-Presidente

O novo Embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, encontrou-se na semana passada com o Vice-Presidente eleito do Brasil, Hamilton Mourão, e com o futuro Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para discutir o reforço dos laços bilaterais.

De acordo com um comunicado da Embaixada, o diplomata disse nos dois encontros que as relações entre a China e o Brasil têm permanecido “maduras, estáveis, saudáveis e dinâmicas” ao longo dos anos.

Yang Wanming expressou o desejo de desenvolver a parceria estratégica existente entre os dois países, referindo que poderá tornar-se um modelo para a cooperação entre países em desenvolvimento.

Segundo o comunicado, Hamilton Mourão disse que a China é um parceiro estratégico essencial do Brasil e que o novo Governo brasileiro está disposto a trabalhar com as autoridades chinesas para reforçar os laços bilaterais.

A Embaixada refere ainda que Ernesto Araújo apontou como objectivo diversificar a cooperação entre os dois países, nomeadamente no reforço do intercâmbio de pessoas.

O novo Governo do Brasil, liderado pelo Presidente eleito Jair Bolsonaro, vai tomar posse amanhã, 1 de Janeiro.