Empresa chinesa vai construir maior hidroeléctrica de Angola  

O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, participou na sexta-feira na cerimónia oficial de lançamento da construção da central hidroeléctrica de Caculo Cabaça, em Dondo, Angola. O projecto está a cargo da China Gezhouba Group Co. (CGGC), informou a agência de notícias oficial chinesa Xinhua.

Localizado na província de Cuanza Norte, o projecto de aproveitamento hidroeléctrico de Caculo Cabaça vai ser o maior do género no país e também a maior central hidroeléctica construída por uma empresa chinesa em África. Uma vez concluída, a barragem irá gerar mais de 50 por cento das necessidades de energia eléctrica de Angola.

O projecto está orçado em US$4,5 mil milhões e foi concebido para ter uma capacidade geradora instalada de 2.172 megawatts. A barragem deverá estar pronta num prazo de 80 meses e, durante o pico do período de construção, deverá gerar quase 10 mil empregos.

De acordo com as condições do contrato, a CGGC será também responsável, durante quatro anos, pela operação e manutenção da hidroeléctrica e pela formação de pessoal técnico e de gestão para a infra-estrutura.