Angola negoceia exploração de ferro no Cuanza Norte com grupo de Hong Kong  

O Governo de Angola e a empresa privada China International Fund (CIF), sediada em Hong Kong, estão em negociações para o arranque de um projecto que inclui a extracção de minério de ferro e a construção de uma siderúrgica, na província do Cuanza Norte, no Noroeste do país. O projecto possui potencial para produção de 276 toneladas anuais, noticiou a agência Lusa.

O projecto, que irá situar-se no município de Cambambe, junto a Nova Oeiras, encontra-se em fase de conversações entre o Governo angolano e a CIF, revelou o Director da Indústria, Geologia e Minas do Cuanza Norte, Emanuel de Sousa. O responsável adiantou ainda estarem também em preparação os estudos de viabilidade do projecto.

Em entrevista à Rádio Nacional de Angola, o responsável sublinhou que a implementação do projecto poderá gerar vários postos de trabalhos e contribuir para o desenvolvimento da região.

A região de Nova Oeiras viu erguida, em 1771, pelo português Francisco Inocêncio Coutinho, a sua primeira fábrica de ferro, a primeira do género em África.