Actividade industrial na China continua a crescer em Julho  

O sector manufactureiro da China continuou a crescer pelo 12.º mês consecutivo em Julho, informou a agência de notícias oficial chinesa Xinhua.

O Gabinete Nacional de Estatística da China anunciou na segunda-feira que o Índice dos Gestores de Compras (PMI, na sigla inglesa) em Julho foi de 51,4 pontos. O PMI é um indicador macroeconómico resultante de uma sondagem mensal às empresas mais representativas do país – uma leitura acima dos 50 pontos indica expansão, enquanto um índice de menos de 50 reflecte contracção. O valor registado em Julho foi ligeiramente mais baixo que os 51,7 pontos registados em Junho

Nos últimos sete meses, o PMI da China manteve-se entre os 51 e 52 pontos, sendo que a leitura de Julho equivaleu sensivelmente à média registada na primeira metade de 2017, observou Zhao Qinghe, analista sénior no Gabinete Nacional de Estatísticas. Embora a expansão da actividade manufactureira tenha sido mais lenta no mês passado, as empresas continuaram a aumentar as compras, demonstrando maior confiança relativamente ao seu crescimento futuro, acrescentou o responsável.

O gabinete de estatística revelou ainda que o PMI para o sector não-industrial da China se ficou pelos 54,5 pontos em Julho, comparativamente aos 54,9 registados em Junho.