China poderá aumentar importações de carne brasileira, diz Ministro

A China poderá importar mais carne de porco e de galinha do Brasil, após uma delegação chinesa ter realizado uma visita de inspecção a várias fábricas no país sul-americano em Novembro, disse o Ministro brasileiro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, na semana passada.

“Acreditamos que, a qualquer momento, algumas fábricas sejam autorizadas [a exportar]”, disse o governante, citado pela agência noticiosa Reuters. “Estamos à espera que, até ao fim do ano, a China aprove algo nesta área”.

Blairo Maggi revelou que 79 fábricas de processamento de carne pediram autorização para exportar para a China, o que significa que o Brasil poderá duplicar o número de fábricas a vender carne para o país asiático, caso todas as licenças sejam aprovadas.

O Ministro disse ainda que o Brasil está “absolutamente preparado” para a possibilidade da China retirar as tarifas alfandegárias impostas à soja dos Estados Unidos.

Devido à tensão comercial entre a China e os Estados Unidos, o país asiático comprou este ano cerca de 80 por cento da soja exportada pelo Brasil, tendo o preço da soja brasileira atingido novos máximos históricos em relação ao preço referência no mercado dos Estados Unidos.